Teste seus conhecimentos em viagens!
Em 28 de novembro de 2017

Ei, você, mina ou mano viajado! Será que consegue responder TODAS essas perguntas de nível expert sobre viagens no exterior? Deixamos várias dicas para facilitar a sua próxima aventura. Vem conferir!

 

Créditos por: Nara Alves

 

1. Aonde é melhor trocar dinheiro no exterior?

a) Aeroporto

b) Hotel

c) Casas de câmbio

d) Lugares informais – mercado da esquina, ambulantes, etc.

 

2. Até quantos dólares em compras você NÃO precisa declarar na Alfândega?

a) $500

b) $750

c)$1000

d) Não precisa declarar tudo.

 

3. Qual dos itens abaixo você só pode levar como bagagem de mão?

a) Pasta de dente

b) Laptops e eletrônicos

c) Objetos afiados como tesouras

d) Líquidos em geral

 

4. Qual desses países exige visto para passaportes brasileiros?

a) Áustria

b) Argentina

c) Japão

d) México

 

5. Qual das opções corresponde só a países do top 10 de melhores destinos para mulheres viajantes?

a) Islândia, Egito, México, Nova Zelândia

b) Dinamarca, Áustria, Holanda, Canadá e Suécia

c) Brasil, Turquia, México e Bélgica

d) Índia, Honduras, Colômbia e Venezuela

 

 

RESPOSTAS (E DICAS)

 

  1. Resposta C

Evite fazer câmbio nos aeroportos, nos hotéis e até nos bancos.  Troque preferencialmente em casas de câmbio da capital do país, em especial no centro ou em zonas turísticas onde houver grande oferta e demanda.  Só faça câmbio com um pessoal não oficial se você tiver indicações sobre a confiabilidade do cara ou da lojinha. E considere viajar com cartões de crédito ou pré-pagos.

 

  1. Resposta A

A regra é a seguinte: você pode trazer de fora do país, no retorno de viagens aéreas e marítimas, compras no valor de até 500 dólares (ou, no caso de viagens terrestres e fluviais, 150 dólares). E os limites são individuais e intransferíveis, isto é, você não pode ceder sua cota ou parte dela a um companheiro de viagem.

 

  1. Resposta B

Dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos, joias e demais itens de valor jamais devem ser despachados. Já líquidos e objetos afiados (como pasta de dente e a própria tesourinha de unha) nunca podem ser levados como bagagem de mão.

 

  1. Resposta C

Você não precisa de visto para viajar por 90 dias em toda União Europeia. Aliás, nem precisa de passaporte para viajar para a maioria dos países da América do Sul! O Japão é um dos países da Ásia que requerem visto para brasileiros, mas na Coreia do Sul, por exemplo, também não precisa. Legal, né?

 

  1. Resposta B

O estudo de 2016 da Women’s Travel Center (IWTC) apontou os 10 melhores países para mulheres viajantes:

1, Islândia; 2, Dinamarca; 3, Nova Zelândia; 4, Áustria; 5, Suíça; 6, Holanda; 7, Finlândia; 8, Canadá; 9, Suécia; 10, Bélgica.

E os 10 piores: 1, Índia; 2, Egito; 3, México; 4, Brasil; 5, Honduras; 6, Quênia; 7, Colômbia; 8, Turquia; 9, Arábia Saudita; 10, Venezuela. Sim, isso mesmo, o Brasil é o quarto pior país do planeta para mulheres viajantes, na frente até da Arábia Saudita (em nono lugar).

 

 

Não conseguiu responder tudo? Não tem problema, você confere todas essas dicas e MUITO mais em Partiu! Tudo o que você precisa saber para viajar pelo mundo, nosso primeiro lançamento em parceria com a editora O Viajante.

 

Conheça o Partiu!

 

Mais notícias