Scar Tissue | Entrevista com o RHCP Brasil
Em 13 de fevereiro de 2018

Conversamos com o Altair Pereira Santos da equipe do RHCP Brasil, maior página da banda Red Hot Chili Peppers no país. Ele nos conta como o início do fã clube alavancou a sua carreira profissional e as suas expectativas para o relançamento de Scar Tissue, autobiografia de Anthony Kiedis.

 

 

  1. Como surgiu a página RHCP Brasil? Você já imaginava que um dia ela se tornaria o maior fã clube da banda no país?

Em 2002, na época do By The Way, eu criei um blog apenas para por em prática o que eu vinha aprendendo em HTML. Mas assim que virou o ano eu percebi que o domínio redhotchilipeppers.com.br estava disponível, então imediatamente eu paguei o registro e já comecei a planejar um site novo para publicar notícias referente à banda. Com ajuda inicial de amigos de outros blog da época, nasceu o RHCP Brasil em 2003. No mesmo ano comecei um relacionamento com o marketing da Warner Music Brasil e que dura até hoje. Também só publicamos notícias verdadeiras e relacionada a banda, e não damos focos a noticias sobre a vida pessoal de cada um (embora as vezes é necessário publicar algo, mas é raro).

Eu não registrei e criei o site pensando em ser o maior, mas sabia que se caso eu me esforçasse isso poderia acontecer, pois tinha no Brasil outros sites dedicados ao RHCP também mas muitos "morreram" pelo caminho. Foi aí que comecei a pegar gosto por artes, design e etc. Então finalmente entrei numa faculdade que eu podia pagar e me formei em produção multimídia. Hoje posso dizer que esse projeto foi o pontapé para minha carreira profissional.

 

  1. Quais foram os melhores momentos que o seu trabalho com o fã clube já lhe proporcionaram?

Um dos melhores momentos foi ganhar um par de ingressos para assistir a cerimônia do Rock'n Roll Hall Of Fame em 2012 que aconteceu em Cleveland, Ohio. Embora tenha fãs de outros cantos do mundo, nenhum outro fã-site foi convidado além do RHCP Brasil. Acredito que tenha sido devido ao bom relacionamento que tenho com os empresários da banda e o reconhecimento ao esforço feito há 15 anos realizando eventos, promoções, encontro de fãs, e nunca compartilhando materiais oficiais. Esse bom relacionamento rendeu também um convite para fazer as fotos dos três shows no Brasil em 2013 (BH, SP e RJ), o que me levou também a descobrir uma nova paixão: fotografia.

No último ano fiz mais 3 shows mas no EUA e acredito que eu melhorei bastante. Mas fora esses "momentos", as melhores coisas que esse trabalho me trouxe foram as amizades que eu fiz e a profissão que encontrei.

 

  1. Qual a sua expectativa com o relançamento de Scar Tissue?

A minha expectativa é que todos os fãs possam conhecer essa história incrível (e pesada) do Anthony Kiedis. Desde que foi lançada pela primeira vez no Brasil, eu senti uma dificuldade dos fãs em encontrá-lo para comprar tanto em loja físicas quanto lojas online. E alguns anos depois os exemplares simplesmente sumiram e nenhuma nova tiragem foi feita após isso. E com isso aconteceu o que eu mais temia, pessoas compartilhando PDFs por ai copiados com qualidade horrível. Agora os fãs poderão novamente ter a chance de conhecer mais a história do Kiedis mas dessa vez com uma qualidade muito melhor.

 

  1. Um recado para todos os fãs.

Não percam essa chance, compre e leia o livro até o dia do show do RHCP no Lollapalooza. Aproveitem porque os próximos dias terá muitas novidades, como por exemplo o primeiro documentário brasileiro sobre o RHCP: Get Up And Funk.

E mais novidades em breve. Vamos comemorar os 15 anos do site em grande estilo 😉

 

 

Pré-venda de Scar Tissue
Mais notícias