Os segredos de quem lê muitos livros por ano
Em 14 de agosto de 2018

Falta muito pouco para você se tornar o leitor ávido, rápido, capaz e eficiente que você sempre quis ser. É só seguir estas dicas abaixo! Daqui a pouco, você vai se tornar a personificação daquele meme:

“ano que vem eu vou ler tanto q as pessoas vão falar ‘nossa vc lê tanto’ e eu não vou responder pq vou estar ocupada lendo” 😂

1. Determine uma quantidade de tempo ou de páginas para ler por dia.

Muitas pessoas (eu, pessoalmente) tendem a ser mais leitores mais produtivos  logo no início de um livro - lendo 100 páginas por vez ou até mesmo o acabando em uma sentada. Só que quando a leitura requer uma reflexão maior, é importante considerar um objetivo diário: ler 20 páginas por dia ou 2 capítulos, por exemplo. Não vá imaginando que você vai ler 100 páginas todos os dias - você vai cansar rapidinho.

 

2. Descubra qual momento do dia é ideal para a sua leitura.

Tem gente que costuma ler antes de dormir, maas também tem gente que, quando começa a ler nesse horário, sente sono muito rápido - e acaba dormindo com o livro na cara. É uma questão de tentativa e erro, mas eu descobri que os meus melhores horários de leitura são na cafeteria da universidade antes de a aula começar ou quando acordo nos finais de semana. Depois de algumas semanas, você vai perceber que a leitura não vai se tornar um "trabalho", e sim uma hora do dia a qual você não vê a hora de chegar.

 

3. Carregue um livro com você para todos os lugares.

Meu celular é praticamente um kindle repleto de e-books de todos os tipos, mas não importa aonde eu vá, eu SEMPRE levo comigo um livro na bolsa. Dessa forma, acabamos percebendo a quantidade de pequenos "espaços livres" que temos na nossa agenda diária - esperando o metrô ou a comida no restaurante - que podem ser preenchidos com mais algumas páginas do nosso livrinho.

 

4. Considere usar o seu celular para ler.

Essa é uma dica polêmica, mas necessária. Ter e-books no seu celular significa que você literalmente nunca está sem um livro. Existem momentos (quando você está amassado no metrô na hora do rush) em que fica muito mais fácil abrir um aplicativo no celular do que tirar um livro impresso da bolsa para segurar. Se quiser ser ainda mais extremo, você também pode deletar todos os seus apps de joguinhos (Candy Crush, alguém?) para que a sua única opção de entretenimento no celular seja, bem... a leitura.

 

5. Comece a escutar audiobooks.

"Mas e se eu dirijo para o trabalho?" Sem estresse, isso também tem solução! Se você passa muito tempo dentro do seu carro por dia, audiobooks são a escolha ideal. Se você estiver ouvindo uma história extremamente envolvente, você vai ver que o engarrafamento de 2 horas na Marginal nem vai incomodar... tanto. Além do mais, sentir menos raiva ainda faz bem pra saúde! 😆

A gente até já tem uma sugestão: O papai é pop tem uma versão audiobook GRÁTIS que pode ser ouvida aqui!

Mais notícias