Obrigado pelo lugar no voo, por Gustavo Guertler
Em 19 de setembro de 2017

É com muito orgulho que apresentamos o projeto Meu Pequeno Torcedor, o resultado da parceria entre a Dentro da História e a editora Belas Letras. Essa coleção incrível nasce para unir as duas maiores paixões dos papais: seu filho e o futebol. Tudo isso junto com o estimulo à leitura e o aprendizado, em um livro totalmente personalizável que transforma o seu pequeno no protagonista da sua própria aventura.

Gustavo Guertler, CEO das Belas Letras, fala sobre o início dessa parceria no texto abaixo. Tá muito legal! 😍

 

Obrigado pelo voo

Tem uma máxima entre os chineses que diz que você só faz bons negócios quando não pensa em fazer negócios. É parte da cultura do guanxi, uma palavra que não tem tradução, mas que quer dizer mais ou menos o seguinte: primeiro vamos nos conhecer, sem contratos, sem papéis, depois podemos ser amigos, confiar um no outro e, quem sabe, fazer negócios.

Conheci o André Campelo na Bienal do Livro em São Paulo, no ano passado, no estande da Maurício de Sousa. Eu estava com minha filha e ele me mostrou como ele conseguia, naquela mesma hora, criar um livro da Turma da Mônica colocando minha filha como personagem principal da história, depois eu pegava o livro lá do outro lado prontinho, impresso, feito especialmente para minha filha, com o nome dela, a mesma cor da pele dela, a cor do cabelo, dos olhos, era a Marina que estava lá. Eu saí com o livro nas mãos, minha filha na capa, e pensei: só pode ser pegadinha, cara. Mas não era. Era a minha filha fazendo parte de uma história da Turma da Mônica, graças à magia da startup do André, a Dentro da História.

Alguns meses depois eu estava em Campinas, conhecendo o bunker da Dentro da História, uma sala num coworking com post-its nas paredes de vidro e uma galera muito motivada. Foi aí que apareceram o Diego e o Flavio, os outros dois co-fundadores. A gente conversou numa padaria ali pertinho, trocou umas ideias, contou umas piadas, descobriu que tinha muita coisa em comum, abriu um grupo de whatsapp. E assim começou nossa história.

Talvez possa até parecer amadorismo, mas o fato é que não temos nenhum contrato, não conversamos sobre números nem dinheiro, mas eu sei que cada um lá na Dentro da História – que hoje não é mais uma salinha num coworking – tem uma caneca de café com seu avatar. Conheço o lugar que eles almoçam. Sei que eles planejam quem sabe transformar uma parte do espaço físico da Dentro da História em um coworking, pra trazer inovação de fora para dentro. Também sei que o Diego fraturou a bacia (foi a bacia?), por isso teve que vender a bike e diminuir o ritmo da corrida – o que não o impediu de fazer 8km por Campinas comigo pelo parque. E que o André passou o Natal com a filha na Disney. Que o Flavio, além de ser uma espécie de consiglieri do André, é corinthiano. E que o menino nesta foto é o Pietro, sobrinho do Paniago.

É com muito prazer que esse bando de loucos aqui coloca seu novo projeto no ar, o Meu Pequeno Torcedor, uma parceria entre a Belas Letras e a Dentro da História. É o primeiro, dos 12 livros que vamos lançar até o Natal com os grandes clubes brasileiros, para colocar meninos e meninas na história do seu time preferido, como eu fiz com a Marina no livro da Turma da Mônica.

Nizan Guanaes, o publicitário, diz que a vida é como uma pista de pouso. Olhando só para a pista, é uma construção inútil, porque leva você do nada ao nada. Ela só faz sentido se você decolar. Obrigado, André Campelo, Flávio Aguiar e Diego Martim Moraes (que talvez possa entrar para o Guiness este ano por ter trabalhado 36 horas ininterruptas em frente ao computador entre a manhã de segunda-feira e a tarde de terça-feira) por me darem um assento nesse voo.

Gustavo Guertler

 

O primeiro livro da série, Meu Pequeno Corinthiano, já está disponível no site da Dentro da História. Vem fazer o avatar do seu filho, fica lindo! ☺

 

Conheça o Meu Pequeno Corinthiano

 

Mais notícias