Maneiras de ser mais produtivo (que ninguém quer ouvir)
Em 24 de outubro de 2017

Todo mundo fala que não tem tempo de *inserir aqui tudo aquilo que uma pessoa adoraria fazer, mas simplesmente não consegue*. Mas de onde que esse tempo está sumindo? Separamos (e reforçamos) aqui algumas ideias que ninguém quer aceitar, mas que são 100% necessárias se você está a fim de começar um projeto paralelo ou descobrir todo o seu potencial dedicando-se à uma paixão. Você concorda com elas?

 

 

  • Pare de ver TV

A TV é uma mídia passiva, que suga seu tempo e dá muito pouco em troca. A internet, pelo contrário, é uma mídia ativa. Estar navegando nela lhe permite ser, além de consumidor, produtor. Faça o teste de ficar um mês sem ver TV e veja a mágica acontecer. Os dias ficam mais longos e o tempo vira matéria-prima abundante mesmo para aqueles que reclamam que suas vidas são muito ocupadas. (E sim, Netflix também é TV).

 

  • Corte seus feeds pela metade

Assim como a TV, seguir blogs é legal, dá para ver muita coisa nova, conhecer referências e acompanhar novas tendências. Pratique o desapego e fique fiel apenas àqueles blogs realmente fora da curva, àqueles que realmente adicionam algo de relevante à sua vida a cada post. Não fique com medo de perder histórias importantes. Se não aparecem, é porque você precisa de novos amigos.

 

  • Pare de seguir pessoas

Quanto maior o número de seguidores, talvez maior seja o tempo que você gaste nas redes sociais, não é mesmo? Qual tal mandar uma mensagem para as pessoas: “Estou parando de seguir você porque estou numa jornada para ter mais tempo para mim. Espero que não se incomode, beijos (e aqui um emoji queridinho”). Depois, quando seu projeto estiver de pé e sua vida organizada em volta desse tempo a mais, você pode voltar a seguir todo mundo.

 

  • Deixe seu celular longe

Vamos admitir, é muito bom quando um som de mensagem sai do celular ou aparece na barra de notificações, né? O problema é que sons e notificações, por ser algo que gostamos de receber, fazem com que nosso cérebro se condicione a estar sempre buscando por mais. Ou seja, estamos constantemente checando o celular ou o e-mail em busca de alguma novidade. A partir do momento em que a gente deixa o celular longe, ou no silencioso, estamos dando um motivo a mais para não pegar o celular em um momento decisivo de concentração.

 

  • Delete o Facebook, Instagram, Snapchat e todos os jogos do seu celular

Talvez essa seja a mais difícil tarefa a ser realizada no maravilhoso caminho em busca do tédio. O ser humano odeia ficar sem fazer nada, e o celular é uma ótima solução para isso. Não ter redes sociais ou jogos no celular é um convite para o cérebro trabalhar por conta própria. E, para um projeto paralelo, qualquer tempo livre que o ajude a ter ideias é como se fosse um adiantamento de serviço.

 

Lembrando que obviamente essas dicas não são definitivas, e você não precisa segui-las à risca para ter mais tempo livre. Assim que as dicas cumprirem seu papel, você pode descartá-las. Televisão, celulares, blogs e jogos são ferramentas sensacionais (só que elas precisam trabalhar a nosso favor).

Saiba mais sobre como descobrir seu potencial, criar projetos paralelos e tornar sua vida mais incrível com esse livro sensacional do publicitário Luciano Braga, O Poder do Tempo Livre.

 

 

Conheça O Poder do Tempo Livre

 

Mais notícias