Entrevista com Claudia Tajes
Em 14 de novembro de 2017

Conversamos com a autora de Dez (Quase) Amores + 10, a grande roteirista Claudia Tajes! A história de ficção conta as peripécias amorosas da personagem da Maria Ana, vinte depois depois do lançamento do primeiro livro Dez (Quase) Amores. Confira mais sobre o livro aqui! 😍

 

Belas Letras: Qual a diferença da Claudia que escreveu Dez (Quase) Amores em 2000 para a Claudia que escreveu Dez (Quase) Amores + 10 em 2017?

Claudia: Eu era muito mais inconsequente e escrevia o que me dava na cabeça. Agora penso mais - e acho até melhor, para falar a verdade. A ideia é divertir, mas, se possível, deixar uma pequena pulga atrás da orelha do leitor.

BL: De onde surgiu a inspiração para continuar a história da Maria Ana duas décadas depois? O que o primeiro livro significa para você?

C: Foi um convite muito simpático e oportuno da Belas Letras! Uma oportunidade para rever coisas e pensar em outras que nunca tinham me passado pela cabeça. Gostei de reencontrar a Maria Ana e de ver que, embora atrapalhada como sempre, ela continuou mantendo os seus princípios. E se tem alguém de quem ela quer gostar agora, é dela mesma.

BL: Ficamos mortos de curiosidade: a personagem da Maria Ana é uma representação da mulher moderna ou da história da própria Claudia?

C: É todo mundo que rala, tenta, acredita, se dá mal, vai de novo e não se entrega. É a pessoa para quem as coisas dão errado, porque essa é a vida real. Tem muito de pessoas que eu conheço, homens e mulheres. E de mim também.

BL: Quais as vantagens e desvantagens de acumular tantos amores e desamores ao longo da vida? Pra você, seria diferente se a história fosse sobre um homem?

C: Acho que seria diferente porque os homens contam as suas desventuras de outro jeito, até minimizando um pouco a desgraça. As mulheres contam de um jeito mais exagerado, mais dramático - o que fica, muitas vezes, tragicômico.

BL: Que mensagem você espera passar para as moças de 20 e as mulheres de 40 com Dez (Quase) Amores +10?

C: Que este livro é para divertir, em muitos casos é uma caricatura dos relacionamentos, mas que tem uma coisa séria ali: gurias, gostem de vocês antes de tudo. Hum, agora fiquei parecendo uma autora de autoajuda 🙂

 

 

A Claudia é uma figura, né? 😂 Conheça a sinopse do livro AQUI, já em pré-venda. O lançamento Dez (Quase) Amores + 10 intercala o texto original do ano 200o com a sua continuação, sempre com muito bom humor e carisma. O livro chega nas livrarias no início de dezembro.