Dicas para vencer o bloqueio criativo e escrever mais
Em 12 de março de 2018

 

Este é o maior pesadelo de todo escritor. Não existe nada pior do que observar aquela página em branco, intocada, sem fazer a menor ideia de como preenchê-la. Pois é, o bloqueio da criatividade, também conhecido como writer's block, faz parte da rotina de todo escritor - e você precisa aprender como vencê-lo. Afinal, para muitas pessoas, não há como fugir da procrastinação: você precisa entregar o projeto/trabalho/manuscrito, e você precisa fazer isso agora.

Por isso mesmo, não dependa dos surtos de inspiração. Aprenda agora dicas para ser mais produtivo na sua escrita todos os dias 🙂

 

1.) Pare o que estiver fazendo e faça qualquer outra coisa que envolva criatividade. Aprenda a fazer origami, desenhe, edite imagens no Photoshop ou borde um novo cachecol. Faça isso por algumas horas (ou dias) e só depois volte a escrever. Administrar projetos paralelos realmente atiça a imaginação, e logo você voltará ao hábito da escrita.

2.) Escreva no modo freestyle. Gaste pelo menos 15 minutos por dia escrevendo literalmente o que der na telha. Ignore a pontuação, só escreva livremente. Pode até ser algo completamente aleatório e que mude de assunto inúmeras vezes. Só vai com fé. Você pode misturar ficção com jornalismo ou até mesmo só desabafar. Esse processo treina o seu cérebro a formular as palavras dentro da sua mente, dando vida a elas na tela do seu computador ou caderno. Faça isso por uma semana, e aí retorne para o seu projeto de escrita.

3.) Mexa esse corpinho. Dance, pratique yoga ou pilates. Pode parecer engraçado, mas quando o seu corpo entra no esquema, a sua mente entra no esquema também. Medite e respire fundo. Lembre-se: uma mente aberta é mais criativa.

4.) Faça um brainstorm de ideias. Passe uma sessão inteira de escrita só anotando as novas ideias para o seu projeto/livro/post. Pode ser qualquer coisa: uma escolha específica de palavras, um detalhe sobre o personagem, um novo ângulo para uma cena. Seja ousado, não precisa fazer sentido para ninguém além de você. Não escreva a cena nem o capítulo, somente explore as possibilidades e dê a louca.

5.) Elimine as distrações. Desligue o celular e desconecte a internet (se precisar dela para escrever, assegure-se de que só as abas necessárias estejam abertas). Limpe o seu espaço de trabalho. Dedique um tempo na sua agenda só para escrever - pelo menos 3 ou 4 horas. Peça aos familiares para não interromperem esse momento sagrado (ou só escreva enquanto todo mundo estiver dormindo). Tudo isso é importante para manter-se focado na hora de escrever.

6.) Faça um remix de coisas preexistentes. Não, não é proibido. Pegue sua frase favorita de um livro ou de uma música, ou talvez a premissa de uma história que goste e a insira no seu trabalho de alguma forma. Sinta-se livre para editá-la e aprimorá-la de forma que funcione com a sua cena. Aprenda a roubar como um artista. Lembre-se de que, na vida, nada se cria, tudo se transforma 😉

 

 

Mais notícias