Como deixar a sua mãe mais feliz (não só no Dia das Mães)
Em 10 de maio de 2018

Elas vivem sobrecarregadas. Fazem tudo por você. E nunca, nunca pedem nada em troca.

Este post é dedicado aos filhos adolescentes (e jovens adultos, por que não) que querem fazer algo diferente neste Dia das Mães: demonstrar o seu amor de maneiras diferentes além de um presente.

E sabe o que deixaria a sua mãe radiante pelo resto do feriado de domingo? Receber a confirmação de que criou um filho responsável, que tem autonomia, empatia e prestatividade.

Reunimos algumas dicas que podem ser encontradas no lançamento A mamãe é punk: Crônicas da adolescência, por Ana Cardoso (uma ótima dica de presente também!). Vamos começar?

 

 

 

Infelizmente, esta tecnologia ainda não está disponível na sua casa. De qualquer maneira, não custa nada, né? Seu quarto fica com uma aparência mais limpinha e organizada - e a sua mãe, bem menos estressada.

Lembre-se: arrumar o seu espaço é uma responsabilidade inteiramente sua: armário, mesa de estudo, etc. Sua mãe até faz isso por você porque te ama, mas vamos fazer um esforço para deixá-la orgulhosa sempre? 😉

 

Eu sei, não é exatamente a tarefa mais divertida do mundo. Mas um dia você também vai morar sozinho e precisar fazer tudo isso, nojinho de lado. Usou, limpou, essa é a regra. Se quiser, coloca uma luva e só vai 😆

Te garanto que vai deixar a sua mãe (e todo mundo na sua casa)... bastante aliviado.

 

Tudo bem que, nessa idade, provavelmente você não é muito mestrado na arte de como não destruir roupas finas e sociais na máquina de lavar. Afinal, as máquinas, assim como as impressoras, possuem uma capacidade incrível de fazer só o que elas querem, quando querem, se elas estão a fim.

Mas isso não significa que você possa ajudar a lavar suas próprias roupas, não? Calcinhas, cuecas, meias, uniforme da escola. Galera, isso é o mínimo.

 

Sua mãe surpreendeu todos vocês em casa com um almoço delicioso: aperitivo, dois pratos principais, sobremesa e cafezinho. O que você faz depois disso? Você agradece a sua mãe. Dá um beijo nela. Diz que aquela foi a melhor comida do mundo. Faz uma reverência a ela à moda japonesa, se julgar necessário.

Mas ainda assim, depois de tudo isso, existem outras coisas que pode (e deveria) fazer para mostrar a sua apreciação: não espere um convite formal para tirar a mesa e levar tudo de volta cozinha. Mostre prestatividade. Aproveita e lava a louça por ela, vai? Ninguém é obrigado a fazer tudo 😉

 

Não, não precisa trocar a fralda do Joãozinho, nem dar banho na Valentina, especialmente se você ainda for bastante novinho. Sua mãe sabe que você ainda não é adulto e não tem a maturidade necessária para estar diretamente envolvido com criação dos seus irmãozinhos mais novos. Nem deve, na verdade.

Maaas, se você perceber que a sua mãezinha está exausta, oferece levar o Enzo pro quarto pra assistir um desenho com ele enquanto ela dá uma soneca 😭 Ela vai chorar de amor por você.

 

___________

 

Não é muito difícil ser um filho legal. É só estar atento às necessidades das pessoas que estão à sua volta (especialmente a sua mãe, que provavelmente vive 100% sobrecarregada e não reclama de nada).

Em vez de um presente, que tal oferecer à sua mãe um pouco mais de amor todos os dias?

O dia das mães está logo ali, no domingo. Nunca é tarde para começar a praticar.

 

 

 

 

 

 

Mais notícias