fbpx
Aprenda com os erros dos outros (e outras lições da Campus Party)
Em 16 de fevereiro de 2019

Se você está em um momento de dúvida sobre montar uma empresa, a gente assistiu o bate-papo e conversou com dois empreendedores – um que está recém começando, o Diego Costa, e um cara já calejado, o Julio Campos – que estavam na Campus Party Brasil.

Aí vão algumas lições que eles aprenderam errando. E, melhor ainda do que aprender com os nossos erros é aprender com os erros dos outros, né?

 

  • Uma hora as frustrações vão aparecer e você tem que ser resiliente

Não tem jeito. Uma hora ou outra os problemas vão aparecer, e vai bater uma vontade danada de desistir. Porque quando você monta uma empresa você precisa lidar com imensas dificuldades, não só financeiras, mas emocionais. Você vai precisar trabalhar 16 horas por dia, não ter quase ninguém para te ajudar, vai ter que fazer tudo, sem estrutura e pouco (às vezes nenhum) dinheiro. Então não deixe que isso o amedronte, mas, por outro lado, cuide-se e se prepare emocionalmente para não desistir nessas horas.

 

  • Em curto prazo você não vai ganhar dinheiro

Não adianta sonhar com isso. Essa é uma regra praticamente sem exceção. Vai demorar muito tempo até você ganhar dinheiro com seu negócio. Além disso tem outra coisa: se você focar seu negócio no dinheiro, a chance de dar errado é muito grande.

 

  • Às vezes, você vai se preocupar demais em vender seu produto e se esquecer de coisas mais importantes

Num primeiro momento, não se preocupe com coisas externas (como vai vender, como vai divulgar, etc). Gaste muito tempo para entender que solução você quer entregar para seu cliente. No começo, reflita sobre seu propósito e sobre seu produto.

 

  • Uma hora você vai perceber que suas ideias estão erradas

Por isso, não confie nas ideias. Construa aos poucos seu produto por meio de testes. Um passo de cada vez. Não se apegue demais a uma ideia inicial.

 

  • Você não vai ter dinheiro para fazer as coisas nem para contratar pessoas

Antes de pensar em contratar, pense em quem pode ajudá-lo. Networking é muito importante. Para levar uma empresa adiante, mais do que dinheiro, você vai precisar primeiro de conexões. Às vezes um amigo da faculdade, de infância, um ex-colega de trabalho podem lhe ajudar com um favor.

 

E agora, como começar? A gente tem uma leitura obrigatória aqui na editora que te entrega de bandeja tudo que você precisa fazer. É o que best-seller Vai lá e faz, do Tiago Mattos, que já inspirou muita gente a se tornar empreendedor. Pra quem está acompanhando nossa cobertura da Campus Party Brasil ele está com frete grátis até este domingo.

Depois conta pra gente se esse livro te ajudou ou não. Você não faz ideia de quanto dinheiro ele vai economizar e problemas que vai evitar se levar a sério o que ele diz no livro.

Enquanto isso, nós vamos finalizando a nossa cobertura da Campus Party Brasil. Foram cinco dias de muito aprendizado e diversão (quem tá conferindo os stories curtiu o campeonato de Just Dance ontem?). Corre lá que continua tudo disponível nos nossos destaques 😂

Mais notícias