6 protagonistas famosas por serem leitoras exemplares
Em 20 de fevereiro de 2018

E se hoje nós somos assim, a culpa (felizmente) é delas. Reunimos nesta lista grandes personagens femininas da TV e do cinema que nos encantaram com o seu jeito de ser especial e a forma de encarar a vida com novos olhos através do hábito da leitura. Qual a sua preferida? 💜

 

1. Matilda

É claro que esta lista só poderia começar com a Matilda. A história da menininha mágica que usava os livros como válvula de escape é um clássico do cinema para todas as idades.

Enquanto muitos pensam que os leitores mais ávidos tendem a ser pessoas quietas e tímidas, a Matilda está aqui na primeira posição para mostrar que o amor pelos livros pode ser considerado até um ato corajoso de rebeldia (pelo menos, na visão dos seus pais terríveis e do seu irmão).

 

 

2. Rory Gilmore

Provavelmente a leitora mais hardcore desta lista, Rory Gilmore já foi flagrada lendo um total de 339 livros em cena durante as sete temporadas da série Gilmore Girls. E não são livros fáceis de ler, não! Entre os favoritos da filha da Lorelai, estão A Arte da Guerra, Dom Quixote, Anna Karenina e Oliver Twist. Ufa!

 

 

3. Bela

O sonho de muitas princesas da Disney é ser feliz para sempre. Já o que Bela mais gostaria de ter... era alguém para lhe entender (cantou junto?) 😂

Desde sua primeira cena, Bela demonstra a sua paixão por “lugares distantes, duelos de espadas, feitiços, um príncipe disfarçado!”, como nas histórias de seus livros.  Entretanto, quando ela conhece a Fera do castelo encantado, a sua vida se torna uma própria aventura literária. Vai me dizer que você não queria uma biblioteca igual a essa?

 

 

4. Elizabeth Bennet

Uma inspiração para todas nós, Lizzie Bennet vem desafiando as normas da sociedade em que vive desde a Era Regencial britânica. Onde já se viu uma moça de 20 anos sem um marido ou noivo? Pior, que gasta o seu tempo lendo ao invés de bordando?

Desde a espetacular abertura da adaptação cinematográfica do livro Orgulho & Preconceito até o seu épico confronto com o Mr. Darcy na chuva, Elizabeth Bennet é com certeza uma personagem atemporal, cuja influência pode ser refletida nos mais diversos movimentos feministas atuais.

 

 

5. Hermione Granger

Desde o primeiro filme, Hermione provou ser uma aliada indispensável para a causa do bem – seus conhecimentos em todos os campos da magia a fizeram ser reconhecida como a bruxa mais inteligente da sua geração. Se não fosse por ela, Harry e Rony nunca teriam sobrevivido o suficiente para enfrentar Voldemort na batalha final de Hogwarts... ou até mesmo lá no início, na parte de trás da cabeça do Prof. Quirrell. Lembrem-se: é levi-oh-sa, não leviossá.

 

 

6. Anne Shirley

Baseada na história de Anne de Green Gables, livro de 1908, a nova série da Netflix, Anne with an E, traz inúmeras críticas sociais. Tudo começa quando a órfã Anne Shirley vai viver com um casal de irmãos solteiros, para ajudar a cuidar da sua fazenda. Desde então, Anne revela ser uma garotinha cheia de ideias criativas e positivas, o que acaba transformando a vida de todos os seu redor.

A Anne usa a sua infinita imaginação para escrever e também para se colocar no lugar dos outros e fazer com que se sintam melhor. Ela é extremamente altruísta e segue o seguinte mantra: “Você quase sempre vai conseguir apreciar as coisas se você decidir firmemente que irá.”

 

 

E aí? Quem mais você adicionaria a essa lista? 😊