5 mulheres que desafiaram barreiras da ciência e tecnologia
Em 1 de novembro de 2018

Os livros de história podem não mencioná-las, mas elas sempre estiveram lá. Cientistas, engenheiras, astronautas, gênios da matemática. Então por que não conhecemos essas mulheres?

Dizem por aí que mulheres são boas com pessoas, e homens, com números. Que pessoas em posição de chefia precisam de “autoridade”. Dizem por aí que não se pode misturar emoções com trabalho, sob pena de se mostrar vulnerável. Dizem uma porção de coisas e isso mostra que mudar o mundo do jeito que ele sempre foi é um desafio muito grande.Juntas, por Caroline Cintra e Gabriela Guerra

A única forma de quebrar esses paradigmas é aceitando o desafio, como elas antes de nós. Conheça 5 mulheres que mudaram o curso da ciência e tecnologia na história:

 

Maria Gaetana Agnesi 
A matemática espanhola descobriu uma solução para equações que, até hoje, é usada. É ela a autora do primeiro livro de álgebra escrito por uma mulher, “Instituições Analíticas”, que a deixou famosa mundialmente. Nesta obra ela traz estudos sobre álgebra, cálculo infinitesimal, equações diferenciais e geometria. Também foi a primeira a ser convidada para ser professora de matemática em uma universidade.

 

 

Ada Lovelace
Ada é creditada como a primeira programadora do mundo por sua pesquisa em motores analíticos – a ferramenta que baseou a invenção dos primeiros computadores. Suas observações sobre os motores são os primeiros algoritmos conhecidos. Foi a única filha legítima de um dos maiores poetas da língua inglesa, Lord Byron.

 

 

Valentina Tereshkova
Primeira mulher a viajar para o espaço, durante a missão Vostok 6, em 1963, que durou três dias. A astronauta realizou vários testes para registros sobre a reação do corpo feminino em voos espaciais. É até hoje a única, das 60 mulheres que já deixaram nosso planeta, a subir ao espaço sozinha.

 

 

Dana Ulery
Foi a primeira engenheira da NASA, em 1961. Ficou conhecida pelo seu trabalho no Laboratório de Propulsão a Jato, desenvolvendo algoritmos para a automatização dos sistemas de rastreamento de tempo real da NASA’s Deep Space Network.

 

 

Katherine Johnson

Foi responsável pela análise e cálculo da trajetória do primeiro americano no espaço e também por revisar os cálculos dos computadores eletrônicos que permitiriam a volta de John Glenn, que orbitou ao redor da Terra. Além disso, também contribuiu para o sucesso da chegada do homem à Lua.

Sua história foi imortalizada no filme "Estrelas Além do Tempo", sendo interpretada por Taraji P. Henson.

 

 

____________________

 

Nosso lançamento de outubro, Juntas - O poder da liderança compartilhada nos negócios, conta a história de duas mulheres que assumiram a presidência de uma multinacional desenvolvedora de software pela primeira vez no Brasil.

Em um mercado dominado por homens, Caroline e Gabriela se destacaram e abriram espaço para outras mulheres seguirem o seu caminho.

Saiba mais sobre o livro aqui

 

 

O livro Juntas