3 dicas infalíveis para você organizar sua vida financeira!
Em 14 de março de 2017

Está com dificuldade de organizar a sua vida financeira e precisa de uma mãozinha? Calma que a gente te dá várias dicas.

A independência financeira vem devagar, porém você pode se planejar desde o começo para evitar alguns sustos, como por exemplo, precisar pagar os juros do cartão de crédito por ter contado com o limite dele (incluir o limite do cartão no orçamento tá errado, viu?).

 

Por isso, a nossa dica mais importante é fazer um planejamento mensal. É fácil: basta colocar na ponta do lápis o quanto você ganha, quanto tem como despesa fixa (aquelas que a gente paga todo o mês), as despesas eventuais e o que tem guardado na poupança. Depois disso, é só montar uma planilha bem simples, como essa que está no livro Morando Sozinha, da Fran Guarnieri:

Ok, agora você tem um planejamento mensal e já é meio caminho andado. Mas existe mais uma coisa que é fundamental para se organizar financeiramente: um orçamento mensal. Para esse orçamento basta anotar a sua renda e dela diminuir tanto as despesas fixas quanto as eventuais. O saldo disponível somado ao que foi guardado no mês anterior é o que você tem para aplicar, e ainda pode gastar (comprando aquele livro maravilhoso da Belas Letras) ou guardar (é importante ter um valor guardado para a hora do “aperto”, né?).

Outra dica importante é fazer uma lista para as compras de mercado. Ah, e não esqueça que quando você vai com fome acaba comprando coisas que não são necessárias. Por isso, vá sempre de “barriga cheia” para evitar gastos a mais. Além disso, realizar uma pesquisa de preço e estabelecer um limite para as compras do mês ajudam a equilibrar as suas finanças!

Nós podíamos seguir com mais dicas legais, mas aquelas que são fundamentais para você começar a organizar a sua vida financeira estão aí! Boa sorte 🙂

 

Conheça o Livro Aqui
Mais notícias
mautic is open source marketing automation